Tratamento e cura
O daltonismo não evolui, porém ainda não apresenta cura ou tratamento específico para os portadores do distúrbio. Entretanto, existem medidas que podem melhorar as limitações de visão dos pacientes, são elas:
Existem óculos e lentes especiais para daltônicos que agem de forma seletiva quanto à passagem de luz, melhorando a percepção e distinção de cores semelhantes.
Ferramentas feitas de filtros coloridos que, ao olhar através delas, mais cores poderão ser distinguidas. Podem ser utilizados, em algumas tarefas específicas, em determinadas profissões ou para auxiliar em situações no cotidiano.
Prevenção:
Caso tenha algum histórico familiar de daltonismo, crianças devem ser testadas para garantir se não são portadoras da doença, uma vez que os pacientes podem apresentar algumas limitações no cotidiano, como dificuldade em combinar cores das roupas ou escolher frutas maduras. Entretanto, o indivíduo pode realizar algumas adaptações para melhorar sua qualidade de vida, tais como:
Convivendo
Crianças em idade escolar:
Na idade escolar surgem as primeiras dificuldades com cores, como em desenhos e mapas, e os responsáveis devem ficar atentos a essas circunstâncias para não constranger a criança que alega ver cores diferentes de seus colegas.
Ser daltônico não é empecilho para o desenvolvimento e aprendizado, por isso as escolas devem promover alterações nos materiais para disponibilizar informações aos alunos com dificuldade em distinção de cores. Lápis de cores também podem ter o nome de cada cor gravado de modo a facilitar sua identificação.
Automóveis:
O daltonismo é uma anomalia que faz os portadores verem as cores de forma diferente, por isso é orientado não almejar profissões que exijam a visão perfeita, como, por exemplo, pilotos de avião. No entanto, de pouco interfere o portador possuir carteira de motorista, uma vez que é possível associar a posição e cores das luzes do semáforo e assimilar seu significado.
Websites:
A leitura e entendimento de gráficos coloridos e textos sublinhados são, muitas vezes, prejudicados de acordo com o esquema de cores utilizados. Por isso, navegar em websites coloridos da internet pode ser desafiador para um daltônico. Na maioria das vezes, o paciente enxergará o cinza no lugar do texto com cores, o que pode gerar a interpretação errada ou perda de informações relevantes.
Atualmente, existem programas desenvolvidos que fazem transformações nas cores e colocam em posições diferentes, de forma a diferenciá-las e facilitar a navegação online para um daltônico.
Ao se tratar de uma herança genética, o daltonismo não possui formas conhecidas de prevenção. No entanto, quando for um defeito adquirido, pode regredir ou estabilizar desde que a causa seja combatida ou prevenida com antecedência a partir de exames frequentes.
Para reduzir as chances de adquirir alterações na visão das cores, medicamentos devem ser utilizados somente sob a prescrição do médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário