domingo, 18 de março de 2018

Daltonismo

O que é Daltonismo?



O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou cegueira parcial das cores, é um distúrbio visual caracterizado pela incapacidade de percepção e distinção das cores primárias (como vermelho e amarelo), além do azul e verde. Em casos mais raros, a total ausência de cor se faz presente.
A doença, conhecida em 1798, recebeu esse nome em homenagem ao químico inglês John Dalton, o responsável pelo primeiro estudo publicado a respeito da anomalia de que ele mesmo era portador. Estudos realizados desde então determinaram que o olho humano é capaz de distinguir mais de 150 tons de cores diferentes, no entanto, esse número diminui aos daltônicos, pois eles não diferenciam suas misturas.
A causa apontada foi uma alteração genética hereditária ligada ao cromossomo sexual X, de forma que não tem cura e atinge mais homens, já que possuem somente um cromossomo X, enquanto as mulheres possuem dois. Estatísticas estimam que cerca de 8% da população mundial masculina e menos de 1% da população feminina são portadores do distúrbio.

5 comentários:

  1. Beatriz Bueno da Silva Santos, N:05/3°Ensino Médio A
    Conclusão:

    O Daltonismo, discromatopsia ou cegueira parcial das cores, é uma doença que se tornou publica em 1798 pelo químico inglês Jonh Dalton que possui a mesma doença. Esta pode ser tanto uma doença genética, passada em gerações pelo pai, responsável pelo cromossomo atingindo. Entretanto, em casos raros, a doença pode ser causada ao longos dos anos por inúmeros fatores.
    Esta dispõe de diversos grupos e manifestações, que não possuem algum tipo de cura ou tratamento, mas sim o aprendizado com a doença, conviver e aprender a viver com ela.

    ResponderExcluir
  2. Gabrielle Soares Silva, Nº17 | 3ºA
    Conclusão:

    Após a pesquisa realizada, é possível concluir que o daltonismo é uma doença genética que possui vários tipos, sendo assim, a pessoa pode desenvolver a incapacidade de discriminar apenas algumas cores (como no dicromático), como também pode possuir a incapacidade de ver qualquer cor, enxergando apenas tons de cinza, preto e branco (monocromático). O daltonismo em si não possui cura ou tratamento, mas existem lentes e óculos especiais que ajudam o indivíduo nesta situação.

    ResponderExcluir
  3. Lara Sabrina Sant' Ana Santos, N°24, Série: 3°A

    Conclusão:

    Daltonismo é a síndrome que faz o portador não possuir nas retinas o identificador de determinada cor e em casos raros a ausência total da cor.
    Existem três grupos de tipo de Daltonismo e em cada grupo existe formas de tal tipo se expressar.
    Não existe cura, mas existe tratamentos quais impedem a doença de progredir.
    Adaptações precisam ser feitas na vida do portador e não podem almejar profissões quais necessitam de visão perfeita, diminuir a luminosidade do ambiente pode ajudar para o daltônico distinguir melhor os tons.
    É uma doença recessiva do cromossomo X, é mais propícia a homens já que para se portar precisa ter alteração em todos os cromossomos X, a mulher precisaria receber cromossomo X afetado tanto da mãe quando do pai, enquanto o homem precisaria só de um.

    ResponderExcluir
  4. Barbara do Rosário Felix nº 04 | 3º ano A

    Concluo que o Daltonismo é uma doença genética,onde o portador possui dificuldade em distinguir certas cores,não possui cura,mas pode ser feito adaptações para que o portador possua melhor qualidade de vida,e possa exercer suas atividades do cotidiano.
    Como o daltonismo é uma doença genética,basicamente não existe forma de prevenção.

    ResponderExcluir
  5. Geovanna Gomes n°18 3°A
    Pode-se concluir que o daltonismo é uma doença genética e que existem diversos tipos da doença.
    Alguns são mais graves que os outros, uns são mais raros e outros não, dificultando a visão e atrapalhando as cores.
    O daltonismo não possue uma cura ou tratamentos específicos, pessoas que são portadoras da doença necessitam de óculos e outros acessórios que ajudam a enxergar as cores certas.

    ResponderExcluir